Dicas Primeira Fase Gabarito OAB
Como e onde consultar os gabaritos da OAB todos os anos?
Os gabaritos de edições anteriores da prova da OAB estão sempre à disposição; saiba onde e como consultá-los.
Os gabaritos da OAB de edições anteriores podem ser consultados a qualquer momento. Há duas maneiras de fazer isso: pelo site da OAB e pelo site da FGV, banca que aplica as provas.
Veja nesta dica o que você deve fazer para ter acesso aos gabaritos anteriores da prova da OAB.
Como consultar os gabaritos da OAB todos os anos?
1. Site da OAB Nacional
A primeira forma é usar o endereço eletrônico da OAB Nacional dedicado ao Exame da Ordem. O passo a passo para acessar os gabaritos da OAB de todos os anos é:
- Entre na página da OAB Nacional;
- Clique em “editais e provas”.
A numeração dos exames está em algarismos romanos e em ordem decrescente. Desta forma, o primeiro dado que você vai visualizar é o edital do 38º Exame da Ordem, cuja 1ª fase está prevista para 9 de julho.
Escolha qual edição você deseja consultar e verá que as informações estão agrupadas em três grupos “arquivos”, “provas 2ª fase”, “provas e gabaritos - 1ª fase”.
2. Site da FGV OAB
Os gabaritos da OAB de todos os anos também podem ser consultados no site da FGV OAB, confira o passo a passo:
- Entre no portal da OAB FGV
- Clique na edição desejada;
- Escolha a seccional de inscrição, ou seja, onde você se inscreveu para fazer a prova.
OAB 2023: Veja o cronograma da prova
Ser aprovado na prova da OAB é obrigatório para exercer a profissão de advogado. O exame é realizado três vezes por ano e pode ser feito por estudantes de Direito dos dois últimos semestres e do último ano.
Advogados com diploma de universidade estrangeira também podem participar, desde que o documento tenha sido revalidado aqui no Brasil.
O 37º Exame da Ordem foi realizado em 26 de fevereiro (1ª fase) e 30 de abril (2ª fase). Quem não fez esta edição pode fazer a inscrição no 38º Exame da Ordem até 2 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 9 de julho e 10 de setembro.
E o cronograma para o 39º já foi divulgado: as provas acontecerão em 19 de novembro e 21 de janeiro de 2024.
Caso você nunca tenha prestado, pode ter a dúvida se há um limite para fazer o teste. Mas, saiba que é possível fazê-lo quantas vezes for necessário.
Outra informação importante é se, caso você tenha sido aprovado na 1ª fase e reprovado na 2ª, você tem a chance de fazer a 2ª fase novamente.
Novidades do Exame da Ordem para 2023
A principal novidade é relacionada à prova da 1ª fase do 38º Exame da Ordem. Os candidatos vão se deparar com questões de Direito Financeiro, Direito Previdenciário e Direito Eleitoral.
Com a inclusão dessas disciplinas, a relação de assuntos abordados ficará da seguinte forma:
- Direito Administrativo;
- Direito Ambiental;
- Direito Civil;
- Direito Constitucional;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Direito do Consumidor;
- Direito do Trabalho;
- Direito Empresarial;
- Direito Internacional;
- Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direitos Humanos;
- Ética;
- Filosofia do Direito;
- Processo Civil;
- Processo do Trabalho;
- Processo Penal;
- Direito Financeiro;
- Direito Eleitoral;
- Direito Previdenciário.
Como se preparar para a prova da OAB?
A primeira dica é sempre ler o edital. Esta ação, embora pareça maçante, é muito importante para saber quais são os requisitos exigidos e prazo para inscrição, valor da taxa, prazos e condições para isenção de taxa, cronograma de provas, etc.
Partindo para a preparação da prova em si, resolver simulados da OAB não pode ficar de fora da sua rotina de estudos. Eles reproduzem o cenário da prova, ou seja, o candidato entende qual é o formato das questões e ainda consegue administrar o tempo.
Outra ação que não deve fazer parte dos seus estudos é resolver questões da OAB. A diferença é que você pode filtrar qual área do Direito é seu interesse naquele momento.