Entrar

Simulado: OAB - Infrações e Sanções Disciplinares - Exame de Ordem Unificado - 2014

Marque todas as questões do simulado desta página "OAB - Infrações e Sanções Disciplinares - Exame de Ordem Unificado - 2014" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


53 resolveram
64% acertos
Médio
17 ótimo
20 bom
11 regular
5 péssimo

Ao requerer sua inscrição nos quadros da OAB, Maria assinou e apresentou declaração em que afirmava não exercer cargo incompatível com a advocacia. No entanto, exercia ela ainda o cargo de Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do seu Estado. Pouco tempo depois, já bem sucedida como advogada, pediu exoneração do referido cargo. No entanto, um desafeto seu, tendo descoberto que Maria, ao ingressar nos quadros da OAB, ainda exercia o cargo de Oficial de Justiça, comunicou o fato à entidade, que abriu processo disciplinar para apuração da conduta de Maria, tendo ela sido punida por ter feito falsa prova de um dos requisitos para a inscrição na OAB.

De acordo com o EAOAB, assinale a opção que indica a penalidade que deve ser aplicada a Maria.

O estagiário Marcos trabalha em determinado escritório de advocacia e participou ativamente da elaboração de determinada peça processual que estava para ser analisada pelo magistrado da Vara em que o processo tramitava, assinando, ao final, a petição, em conjunto com alguns advogados do escritório. Como conhecia muito bem a causa, resolveu falar com o magistrado com o objetivo de ressaltar, de viva voz, alguns detalhes relevantes. Quando o magistrado percebeu que estava recebendo o estagiário do escritório, e não um dos advogados que atuava na causa, informou ao estagiário que não poderia tratar com ele sobre o processo, solicitando que os advogados viessem em seu lugar, se entendessem necessário. Marcos, muito aborrecido, afirmou que faria uma representação contra o magistrado, por entender que suas prerrogativas profissionais foram violadas.

A respeito da conduta de Marcos, assinale a opção correta.

O advogado Armando alterou o endereço de seu escritório e, para comunicar tal alteração, enviou correspondência a grande número de pessoas, notadamente, seus clientes e outros advogados. 
 
Observadas as regras do Estatuto da OAB e do Código de Ética e Disciplina da OAB, Armando realizou publicidade irregular?

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Estatuto da Advocacia e da OABEnsino Superior12
Direitos e Prerrogativas do AdvogadoEnsino Superior4
Tributos FederaisEnsino Superior3
Conselho Federal da OABEnsino Superior3
Direito das SucessõesEnsino Superior2
Inscrição do Advogado na OAB e Identidade ProfissionalEnsino Superior2
Procedimento OrdinárioEnsino Superior2
Parte GeralEnsino Superior2
Infrações e Sanções DisciplinaresEnsino Superior2
Direito das ObrigaçõesEnsino Superior2

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.