A sociedade empresária XYZ Fábrica e Comercialização Digital S.A.,
por meio do site de um representante empresarial autônomo,
vende os bens informáticos que fabrica.
Gláucia, estudante universitária, em 23 de junho de 2024, realizou
a compra na internet de um desktop e dois monitores. Os produtos
seriam destinados aos seus estudos e ao estágio na modalidade
home office, que começaria em 1º de julho. Até a presente data os
produtos não chegaram. A sociedade empresária informou que
não os possui em estoque, e a fábrica encontra−se com carência de
matéria−prima.
Sobre a hipótese apresentada, com base no Código de Defesa do
Consumidor, assinale a afirmativa correta.
a) Gláucia deve esperar 30 dias além do prazo inicial para, então,
exigir a substituição ou a devolução do valor pago.
b) Gláucia pode desistir da compra e solicitar a devolução integral
do valor pago, uma vez que o produto não foi entregue dentro
do prazo.
c) Gláucia deve esperar até que a fábrica normalize o
fornecimento de matéria−prima, uma vez que a falta de
insumos é uma causa legítima para o atraso.
d) Diante da situação e da ausência de matéria−prima, a
sociedade empresária XYZ Fábrica e Comercialização Digital
S.A. não responde solidariamente pelos atos do representante
autônomo.