Questões de Exames da OAB: Direito das Sucessões

Resolva online questões de Direito das Sucessões para Exames da OAB com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q860350 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito das sucessões, julgue os itens subsequentes.

I O herdeiro necessário não perderá o direito à legítima se também lhe forem deixados bens em testamento que constituam a parte disponível do testador.

II No casamento putativo, o cônjuge de boa-fé sucederá o falecido se a sentença anulatória do casamento for posterior à morte do cônjuge de cuja sucessão se trata.

III O Código Civil, em se tratando de sucessão legítima, assegura ao cônjuge sobrevivente, caso o casamento tenha sido efetuado no regime da comunhão universal de bens, o direito de concorrência com os descendentes do autor da herança.

IV O testamento pode ser feito diretamente pelo representante legal do testador.

A quantidade de itens certos é igual a

2 Q860197 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, FGV

Heitor, solteiro e pai de dois filhos também solteiros (Roberto, com trinta anos de idade, e Leonardo, com vinte e oito anos de idade), vem a falecer, sem deixar testamento. Roberto, não tendo interesse em receber a herança deixada pelo pai, a ela renuncia formalmente por meio de instrumento público. Leonardo, por sua vez, manifesta inequivocamente o seu interesse em receber a herança que lhe caiba. Sabendo-se que Margarida, mãe de Heitor, ainda é viva e que Roberto possui um filho, João, de dois anos de idade, assinale a alternativa correta.

3 Q860546 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito sucessório, assinale a opção correta.

4 Q25744 | Conhecimentos Específicos OAB, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB

Sobre a sucessão legítima pode-se afirmar:

5 Q862049 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, FGV

Edgar,  solteiro,  maior  e  capaz,  faleceu  deixando  bens,  mas  sem  deixar  testamento  e  contando  com  dois  filhos maiores,  capazes  e  também  solteiros,  Lúcio  e  Arthur.  Lúcio  foi  regularmente  excluído  da  sucessão  de  Edgar,  por  tê-lo  acusado  caluniosamente  em  juízo,  conforme  apurado  na  esfera criminal. Sabendo-se que Lúcio possui um filho menor,  chamado Miguel, assinale a alternativa correta. 

6 Q861462 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, FGV

Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, Sérgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No mês de julho de 2010, faleceu Joaquim. O único parente vivo de Joaquim era seu irmão, Rubens.

Assinale a alternativa que indique a quem caberá a herança de Joaquim.

7 Q25742 | Conhecimentos Específicos OAB, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB

Assinale a alternativa correta:

8 Q862107 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, FGV

Rogério, solteiro, maior e capaz, estando acometido por grave enfermidade, descobre que é pai biológico de Mateus, de dez anos de idade, embora não conste a filiação paterna no registro de nascimento. Diante disso, Rogério decide lavrar testamento público, em que reconhece ser pai de Mateus e deixa para este a totalidade de seus bens. Sobrevindo a morte de Rogério, Renato, maior e capaz, até então o único filho reconhecido por Rogério, é surpreendido com as disposições testamentárias e resolve consultar um advogado a respeito da questão.

A partir do fato narrado, assinale a afirmativa correta.

9 Q861125 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

A respeito da sucessão legítima, assinale a opção incorreta.

10 Q210947 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Advogado OAB, OAB, VUNESP

Na sucessão legítima, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia se vivo fosse, ocorre o instituto denominado