Questões Direito Processual Civil Audiência de Conciliação ou Mediação

Diego e Thaís, maiores e capazes, ambos sem filhos, são formalmente casados pelo r...

Responda: Diego e Thaís, maiores e capazes, ambos sem filhos, são formalmente casados pelo regime legal da comunhão parcial de bens. Ocorre que, devido a problemas conjugais e divergências quanto à divi...


Q864071 | Direito Processual Civil, Audiência de Conciliação ou Mediação, Advogado OAB, OAB, FGV

Diego e Thaís, maiores e capazes, ambos sem filhos, são formalmente casados pelo regime legal da comunhão parcial de bens. Ocorre que, devido a problemas conjugais e divergências quanto à divisão do patrimônio comum do casal, o matrimônio teve fim de forma conturbada, o que motivou Thaís a ajuizar ação de divórcio litigioso cumulada com partilha de bens em face do ex-cônjuge. Na petição inicial, a autora informa que tem interesse na realização de audiência de conciliação ou de mediação. Diego, regularmente citado, busca orientação jurídica sobre os possíveis desdobramentos da demanda ajuizada por sua ex-cônjuge. Na qualidade de advogado(a) de Diego, assinale a opção que apresenta os esclarecimentos corretos que foram prestados.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 04/01/2025 22:09:57🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

No caso apresentado, em que Thaís ajuizou uma ação de divórcio litigioso cumulada com partilha de bens em face de Diego, é importante esclarecer que a solução consensual da controvérsia ainda é possível, mesmo em um processo contencioso. O direito em questão, mesmo que envolva questões patrimoniais, não impede a busca por uma solução amigável entre as partes.

Dessa forma, é correto informar a Diego que, a partir de um requerimento formulado por ambos, o juiz pode determinar a suspensão do processo para que os litigantes possam se submeter à mediação extrajudicial. A mediação é um meio alternativo de resolução de conflitos em que um mediador auxilia as partes a chegarem a um acordo de forma mais amigável e menos litigiosa.

Portanto, Diego pode buscar a mediação como uma alternativa para resolver a questão de forma mais rápida e menos desgastante, desde que haja concordância de ambas as partes.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.