Questões Direito do Consumidor

Mário firmou contrato de seguro de vida e acidentes pessoais, apontando como benef...

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Q864059 | Direito do Consumidor, Advogado OAB, OAB, FGV

Mário firmou contrato de seguro de vida e acidentes pessoais, apontando como beneficiários sua
esposa e seu filho. O negócio foi feito via telemarketing, com áudio gravado, recebendo
informações superficiais a respeito da cobertura completa a partir do momento da contratação,
atendido pequeno prazo de carência em caso de morte ou invalidez parcial e total, além do envio
de brindes em caso de contratação imediata.Mário contratou o serviço na mesma oportunidade por
via telefônica, com posterior envio de contrato escrito para a residência do segurado.
Mário veio a óbito noventa dias após a contratação. Os beneficiários de Mário, ao entrarem em
contato com a seguradora, foram informados de que não poderiam receber a indenização
securitária contratada, que ainda estaria no período de carência, ainda que a operadora de
telemarketing, que vendeu o seguro para Mário, garantisse a cobertura.
Verificando o contrato, os beneficiários perceberam o engano de compreensão da informação, já
que estava descrito haver período de carência para o evento morte “nos termos da lei civil”.
Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
David Castilho
Por David Castilho em 25/12/2024 11:08:26🎓 Equipe Gabarite
A questão apresenta um caso envolvendo um contrato de seguro de vida e acidentes pessoais firmado por Mário, com informações prestadas via telemarketing e posterior envio de contrato escrito para sua residência. Após o falecimento de Mário, os beneficiários foram informados de que não poderiam receber a indenização devido ao período de carência previsto no contrato.

Agora, vamos analisar as alternativas:

a) A informação foi clara por estar escrita, embora mencionada superficialmente pela operadora de telemarketing, e o período de carência é lícito, mesmo nas relações de consumo.
- Esta alternativa está incorreta, pois mesmo que a informação esteja escrita no contrato, a clareza da informação prestada é fundamental para garantir a compreensão do consumidor.

b) A fixação do período de carência é lícita, mesmo nas relações de consumo. Todavia, a informação prestada quanto ao prazo de carência, embora descrita no contrato, não foi clara o suficiente, evidenciando, portanto, a vulnerabilidade do consumidor.
- Esta alternativa está correta, pois destaca que a clareza da informação é essencial para evitar a vulnerabilidade do consumidor, mesmo que o período de carência seja um instituto lícito.

c) A falta de informação e o equívoco na imposição de prazo de carência não são admitidas nas relações de consumo, e sim nas relações genuinamente civilistas.
- Esta alternativa está incorreta, pois a falta de informação e equívocos na imposição de prazos de carência são questões relevantes também nas relações de consumo.

d) O dever de informação do consumidor foi respeitado, na medida em que estava descrito no contrato, sendo o período de carência instituto ilícito, por se tratar de relação de consumo.
- Esta alternativa está incorreta, pois o período de carência não é considerado ilícito, desde que esteja devidamente informado ao consumidor.

Portanto, a alternativa correta é:

b) A fixação do período de carência é lícita, mesmo nas relações de consumo. Todavia, a informação prestada quanto ao prazo de carência, embora descrita no contrato, não foi clara o suficiente, evidenciando, portanto, a vulnerabilidade do consumidor.
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