Questões Direito Processual Civil

Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe me...

Responda: Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe mensalmente pensão decorrente da morte de seu pai. Sucede, contudo, que ela recebeu uma correspondência do fundo...


Q863819 | Direito Processual Civil, Advogado OAB, OAB, FGV

Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe mensalmente pensão decorrente da morte de seu pai. Sucede, contudo, que ela recebeu uma correspondência do fundo que lhe paga a pensão, notificando-a de que, no dia 20 do próximo mês, quando completará 21 anos, seu benefício será extinto. Inconformada, Brenda ajuizou ação judicial, requerendo em antecipação de tutela a continuidade dos pagamentos e, por sentença, a manutenção desse direito até, pelo menos, completar 24 anos de idade, quando deverá terminar a faculdade. Tal demanda, contudo, é rejeitada liminarmente pelo juiz da 3ª Vara, sob o argumento de que aquela matéria de direito já está pacificada de forma contrária aos interesses da Autora na jurisprudência dos Tribunais Superiores e, ainda, por ele já ter proferido, em outros casos com a mesma questão de direito, diversas sentenças de improcedência. Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 19/07/2023 12:16:45🎓 Equipe Gabarite
O enunciado pede conhecimentos sobre Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. Temos um IRDR quando há vários processos sobre o mesmo assunto. No texto da questão, existe o IRDR porque o pai da requerente já tinha movido ação com o tema reclamado atualmente por sua filha.

O artigo 285-A do Código Processual Civil diz que: Quando a matéria controvertida for unicamente de direito e no juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

§ 1º Se o autor apelar, é facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, não manter a sentença e determinar o prosseguimento da ação.

§ 2º Caso seja mantida a sentença, será ordenada a citação de réu para responder seu recurso.

Sendo assim, se Brenda recorrer, o juiz que proferiu a sentença tem até 5 dias para retratar-se, portanto, alternativa B.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.