Questões Direito Administrativo

Após a contratação, sob o regime de empreitada por preço unitário, da sociedade empresá...

Responda: Após a contratação, sob o regime de empreitada por preço unitário, da sociedade empresária Faz de Tudo Ltda. para a construção do novo edifício-sede de uma agência reguladora, a Administração verif...


Q53523 | Direito Administrativo, Advogado OAB, OAB, FGV

Após a contratação, sob o regime de empreitada por preço unitário, da sociedade empresária Faz de Tudo Ltda. para a construção do novo edifício-sede de uma agência reguladora, a Administração verifica que os quantitativos constantes da planilha orçamentária da licitação – e replicados pela contratada – são insuficientes para executar o empreendimento tal como projetado. Por isso, será necessário aumentar as quantidades de alguns serviços. Em termos financeiros, o acréscimo será de 20% – que corresponde a R$ 2.000.000,00 – em relação ao valor inicial atualizado do contrato.

Com base na situação narrada, assinale a afirmativa correta. 
David Castilho
Por David Castilho em 04/01/2025 18:16:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93), em seu artigo 65, inciso II, a Administração pode alterar unilateralmente os contratos, dentro dos limites permitidos em lei, independentemente da concordância da contratada. Essa é uma cláusula exorbitante prevista na legislação, que permite à Administração fazer alterações nos contratos, como acréscimos de serviços, desde que respeitados os limites legais.

Portanto, mesmo que a sociedade empresária Faz de Tudo Ltda. não concorde com o acréscimo de 20% no valor do contrato, a Administração poderá determinar essa alteração unilateralmente, conforme previsto na Lei de Licitações.