Questões Direito Processual do Trabalho

Juca ajuizou ação trabalhista em face da sua ex-empregadora, empresa privada do ramo de...

Responda: Juca ajuizou ação trabalhista em face da sua ex-empregadora, empresa privada do ramo de mineração. Paulo também ajuizou ação, mas em face de seu exempregador, uma empresa de prestação de ser...


Q53485 | Direito Processual do Trabalho, Advogado OAB, OAB, FGV

Juca ajuizou ação trabalhista em face da sua ex-empregadora, empresa privada do ramo de mineração.
Paulo também ajuizou ação, mas em face de seu exempregador, uma empresa de prestação de serviços, e do Município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, para quem prestou serviços, requerendo a responsabilização subsidiária. Os respectivos advogados atribuíram o valor correspondente a 20 salários mínimos à causa de Juca e de 15 salários mínimos à causa de Paulo.

Diante disso, assinale a afirmativa correta. 
David Castilho
Por David Castilho em 04/01/2025 19:04:48🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

No caso apresentado, a atribuição de valores às causas de Juca e Paulo é um indicativo do procedimento que será adotado em cada uma delas.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 852-A, as causas cujo valor não exceda a 40 salários mínimos serão submetidas ao procedimento sumaríssimo. Já as causas com valor superior a 40 salários mínimos seguirão o rito ordinário.

Como a causa de Juca foi atribuída o valor de 20 salários mínimos e a de Paulo o valor de 15 salários mínimos, apenas a causa de Juca correrá sob o procedimento sumaríssimo, conforme previsto na letra "a". Já a causa de Paulo, por ter um valor maior, deverá correr sob o procedimento ordinário.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.