Questões Conhecimentos Específicos OAB Direitos e Prerrogativas do Advogado

Manoel, empresário, promove ação de separação judicial litigiosa em face de Maria, sua ...

Responda: Manoel, empresário, promove ação de separação judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violações aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas ...


Q25246 | Conhecimentos Específicos OAB, Direitos e Prerrogativas do Advogado, Advogado OAB, OAB, FGV

Manoel, empresário, promove ação de separação judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violações aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas filhas do casal. Anexa documento comprovando que sua esposa deixara as menores em casa para comparecer a festas em locais distantes, o que lhes causou riscos à saúde física e mental. Apesar de as normas sobre o tema determinarem o sigilo, o processo tramita como se fosse público. O advogado do autor comunica o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivão que chefia o cartório judicial. Baldados foram os seus esforços.

Em relação ao caso acima, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 04/01/2025 18:51:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No caso apresentado, o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento da lei em relação ao sigilo do processo de separação judicial litigiosa.

De acordo com o Código de Processo Civil, em seu artigo 189, o processo de separação judicial é sigiloso, ou seja, deve tramitar em segredo de justiça, visando proteger a intimidade das partes envolvidas. Portanto, a publicidade do processo constitui uma irregularidade que fere a lei.

O advogado, ao comunicar o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivão que chefia o cartório judicial, agiu corretamente ao buscar a correção da situação e a garantia do sigilo do processo, conforme determina a legislação.

Dessa forma, a reclamação do advogado foi pertinente e necessária para assegurar o cumprimento da lei em relação ao sigilo do processo de separação judicial litigiosa.