Entrar

Prova da OAB 2023: inscrição, calendário e novidades

Por Dinake Núbia | Em 10/04/2023 09:42:07 | Primeira Fase, Inscrição OAB | 💬 0

Para este ano, há duas mudanças importantes que vão impactar na preparação para o exame. Confira!


A primeira fase da prova da OAB é composta por 80 questões de múltipla escolha
A primeira fase da prova da OAB é composta por 80 questões de múltipla escolha

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um dos momentos mais aguardados por aqueles que desejam se tornar advogados e advogadas. Ela é fundamental para avaliar o conhecimento jurídico dos candidatos.

Por isso, se você é estudante de direito e quer fazer a prova ainda em 2023, é importante estar atento aos calendários das provas e se preparar para a tão sonhada aprovação.

O primeiro passo é entender como é composta a prova, o que deve ser feito, quais são os critérios avaliativos e quanto vale cada etapa. Depois, é preciso saber as datas de realização de cada etapa.

Se você busca saber tudo isso de forma simplificada, continue lendo este post.

Prova da OAB 2023

A primeira fase da prova da OAB é composta por 80 questões de múltipla escolha, que abrangem todas as áreas do Direito, como Civil, Penal, Constitucional e outros. As perguntas costumam ser elaboradas de forma objetiva e exigem que o candidato tenha um bom conhecimento da legislação.

Neste ano, os candidatos passam a contar com uma novidade: a inclusão de três novas disciplinas na primeira fase do exame. Essas matérias serão cobradas a partir da 38ª edição do exame, ou seja, a partir do segundo teste do ano, e incluem os temas de Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Direito Previdenciário.

Para ser aprovado na primeira fase, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões e, quem obtiver o resultado necessário para avançar para a segunda fase, terá que elaborar uma peça prático-profissional e responder a quatro questões discursivas.

A peça prático-profissional é a elaboração de uma petição ou recurso, que deve ser fundamentada de acordo com as normas do Direito. O objetivo é avaliar a capacidade do candidato em aplicar a teoria na prática, além de testar suas habilidades de redação e argumentação.

Já as quatro questões discursivas costumam abordar temas específicos relacionados à área do Direito escolhida pelo candidato. Para ser aprovado na segunda etapa, é preciso que o candidato faça no mínimo seis pontos.

Outra novidade apresentada para este ano é que o estudante pode escolher o local onde realizará a prova. Antes, a avaliação só poderia ser feita no domicílio eleitoral do estudante ou no local de conclusão do curso de graduação.

Calendário da OAB 2023

Geralmente, a prova da OAB é realizada três vezes por ano. As datas exatas são divulgadas no edital de abertura do exame, que é publicado também no site da Ordem dos Advogados do Brasil, responsável por regular a profissão jurídica no país.

Confira as datas previstas para 2023:

37º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

  • Edital de Abertura – 5/12/2022
  • Período de Inscrição – 12/12/2022 a 19/12/2022
  • OAB 1º fase - Prova Objetiva – 26/2/2023
  • OAB 2º fase - Prova prático-profissional – 30/4/2023

38º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

  • Edital de Abertura -17/4/2023
  • Período de Inscrição – 24/4/2023 a 2/5/2023
  • OAB 1º fase - Prova Objetiva – 9/7/2023
  • OAB 2º fase - Prova prático-profissional – 10/9/2023

39º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

  • Edital de Abertura – 28/8/2023
  • Período de Inscrição – 4/9/2023 a 11/9/2023
  • OAB 1º fase - Prova Objetiva – 19/11/2023
  • OAB 2º fase - Prova prático-profissional – 21/1/2024

Como se inscrever para OAB

O candidato deve estar munido de documentos pessoais, como RG, CPF e cópia autenticada do histórico escolar ou diploma, além de certidão criminal negativa e outros.

  1. Para se inscrever, basta seguir os passados:
  2. Acessar o site da Fundação Getúlio Vargas;
  3. Clicar na aba “Avaliações, exames e concursos”;
  4. Selecionar “Exame da Ordem”;
  5. Começar o processo e incluir os documentos;
  6. Finalizar a inscrição.

Dicas preparatórias

Se você está pensando em fazer o exame da OAB em 2023 é importante se dedicar aos estudos, pois a prova é complexa e desafiadora. Pensando nisso, separamos três dicas importantes para quem vai fazer a prova:

  • Conheça a estrutura da prova: Antes de começar a se preparar para a prova, é importante entender a estrutura dela, as matérias abordadas e os tipos de questões que serão apresentadas.
  • Faça simulados e exercícios: Outro ponto importante para fixar o conhecimento é realizar simulados e exercícios. Isso pode ajudar a familiarizar- se com o estilo das questões e a praticar o gerenciamento de tempo, além de identificar suas áreas de maior dificuldade.
  • Fique atualizado sobre o edital: O candidato também deve estar atento ao edital, pois além de indicar o que será cobrado durante o exame, ele também pode sofrer atualizações e mudanças, o que pode impactar na preparação para a prova.
Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.